O que é a comunidade debxp

A comunidade debxp surgiu com a proposta de ser uma agremiação livre e aberta entre pessoas dispostas a refletir e trabalhar:

  • Pela difusão dos valores do Software Livre;
  • Pela valorização e priorização de conteúdos culturais livres;
  • Pela construção coletiva de conteúdos e outros recursos livres;
  • Pelo desenvolvimento do hábito de pensar criticamente sobre os problemas da tecnologia, da sociedade e do mundo.

Todos os canais de comunicação postos à disposição da comunidade debxp foram criados apenas e tão somente para os fins expostos acima.

Para harmonizar as nossas conversas e discussões de trabalho, nós nos apressamos para estabelecer, com clareza, as bases dos nossos relacionamentos nesses canais — não como um conjunto de regras, mas como valores que funcionam como um compromisso de conduta, vivo e dinâmico o bastante para expressar o que nós queremos coletivamente. Trata-se de um compromisso formal de todos para com todos que interagem e se servem:

Por se tratar de um compromisso, nós somos intransigentes com os termos ali dispostos, especialmente os cinco itens que sumarizam o que esperamos de todos os membros:

  • Nos nossos canais de comunicação, sempre pressuponha boa fé.
  • Se acha que algo pode estar errado, questione, pergunte, até entender a posição do outro.
  • Não poupe esforços para ajudar o outro a justificar suas posições.
  • Muitas vezes, no próprio exercício de tentar se explicar, ele poderá ver que se equivocou.
  • Se não estiver disposto a ser questionado ou a tentar se comunicar da forma exposta nos itens acima, não publique.

Estes são os termos mais antigos, constantes e definidores da identidade da nossa comunidade, dos quais derivam todos os demais. Portanto, ao se utilizar de qualquer um dos nossos canais, saiba que você não está entrando em um simples grupo de "bate-papo" ou de "suporte": tudo isso é bem-vindo e estimulado, mas não é o nosso foco e não está isento do nosso compromisso.

Uma comunidade para todos

Desde o início, até para cumprir seu objetivo de estimular o pensamento crítico, a comunidade debxp se colocou aberta para a discussão de qualquer tema que fosse apresentado em termos de dúvida, questionamento, com espírito de reflexão e o desejo sincero de aprender com os demais membros. O que não aceitamos são:

  • Os debates;
  • A pregação ou defesa de valores incompatíveis com os nossos;
  • Apologia a ideologias já identificadas como nocivas, tanto na sociedade quanto para o nosso trabalho;
  • Manifestações e pregações estritamente religiosas;
  • Partidarismo político de qualquer denominação ou espectro;
  • Manifestações de ódio contra pessoas e grupos raciais, sociais e identitários.

O ponto, porém, é que não existe ninguém no mundo que seja ideologicamente isento. É evidente que, ao tentarmos nos expressar, nós transpareceremos a ideologia que guia até as nossas escolhas de palavras, mas existe um abismo enorme entre a indução que nos leva a dizer algo de algum modo e a tentativa deliberada de induzir os outros a agirem e pensarem de forma destoante com os ideais da nossa comunidade: saber diferenciar as duas coisas e agir de acordo são condições fundamentais para o nosso bom convívio e, ao mesmo tempo, exercícios valiosíssimos para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Nós, coletivamente, podemos ser contra algumas ideologias, mas não podemos ser contra as pessoas que são vítimas dessas ideologias. Contudo, basta deixar de agir conforme as premissas para o acolhimento dos temas para que fique clara a agressão ao nosso compromisso de conduta e as providências sejam tomadas.

Entenda, toda comunidade tem sua identidade e seus propósitos: se você não se sente à vontade com o que defendemos, ninguém tentará obrigá-lo a ficar nem será obrigado a ouvir suas tentativas de mudar o que foi estabelecido coletivamente.

Um compromisso assumido por todos

Apenas para que fique ainda mais claro, somos radicalmente contra ideologias neoliberais, anarco-capitalistas, Open Source, software proprietário e aberrações contemporâneas como o "bolsonarismo" e o "olavismo" (tudo isso é incompatível com os nossos propósitos e valores), mas a comunidade não o tratará de forma desrespeitosa e acolherá seus questionamentos se você, sinceramente, honestamente, quiser entender os nossos propósitos: do contrário, não faz o menor sentido você continuar entre nós.

Do mesmo modo, não são obrigados a estar entre nós aqueles que, habituados a pregarem para convertidos ou acomodados nas suas bolhas de confirmação, não tenham disposição ou a capacidade de estabelecer um diálogo construtivo e esclarecedor com as vítimas dessas ideologias, menos ainda aqueles que já se programaram para reagir com desrespeito: valores não são palavras escritas em algum lugar para a contemplação pública, mas aquilo que demonstramos no nosso modo de pensar e agir. Logo, se você não tem paciência para dialogar e ajudar o outro a refletir, basta não responder ao questionamento: o silêncio também é uma resposta valiosa e pode dizer muito mais do que alguns discursos inflamados.

Os riscos que corremos

Sim, não é "teoria da conspiração" pensar que estamos sujeitos à invasão de pessoas dispostas a tumultuar e causar divisão atacando os nossos valores e utilizando a nossa própria ética contra nós. Porém, sacrificar a ética em nome de uma suposta segurança seria render-se à derrota antes mesmo de iniciado qualquer conflito. O que queremos construir não é trivial, exige vigilância e aprimoramento constantes das nossas habilidades de comunicação, repertório, conhecimento e interação social, mas exige, principalmente, muita confiança no valor daquilo que queremos ser e fazer coletivamente.

Mídias, meios e ferramentas

Um último ponto a ser reforçado: a comunidade debxp tem o dever de estar disponível e presente nas mídias e meios de comunicação em que as pessoas estiverem! Seja qual for a ferramenta que você utiliza para se comunicar conosco, você será bem-vindo e nós estaremos lá para orientá-lo sobre formas mais eficazes, seguras e livres de participar da nossa comunidade: sem preconceitos, sem imposição, sem saturação e sem "lacração".

Finalizando

Um dos problemas derivados do uso de mensageiros instantâneos para a comunicação em grupos, é a volatilidade. Os grupos se transformam com o tempo e nem todos têm a noção histórica do que nos leva até um determinado estado presente. Por isso, eu julguei ser um bom momento para reforçar o nosso compromisso e garantir a todos que ele será cobrado: tanto de mim, quanto de todos que quiserem fazer parte da nossa comunidade.

Músico, programador, designer e apaixonado pelos ideais do Software Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment