CMS Básico com PHP, HTML e CSS

Parte 1 - Conhecendo as nossas ferramentas de trabalho


Aula 1.1 - Um conceito há muito esquecido

[voltar] [índice]

Infelizmente, com o tempo, o conceito de CMS foi sendo substituído por algumas das funcionalidades implementadas para realizar o gerenciamento de sites por uma interface na web.

A confusão deu-se a partir do sucesso de plataformas como o Wordpress, que permitem o gerenciamento de todo o conteúdo do site a partir de um painel administrativo.

Como consequência, o conceito de CMS foi gradualmente tornando-se sinônimo de "conteúdo dinâmico" ou associado à existência de um painel de controle. Assim, procedimentos que eram originalmente simples foram tornando-se desnecessariamente complexos e cheios de dependências.

A rigor, tudo de que precisamos para gerenciar o conteúdo de sites é uma conexão com a internet e alguma forma de incluir, excluir ou alterar os arquivos no local onde eles estão armazenados.

Ser "dinâmico" ou "estático" refere-se apenas a como o conteúdo é gerado para ser exibido.

Outra confusão recorrente diz respeito aos frameworks. Embora isso também seja questionável, eles existem para facilitar o desenvolvimento de conteúdos dinâmicos, mas não necessariamente para gerenciar conteúdos.


A seguir...