Front-ends livres

Last modified date

Comments: 0

Front-ends livres

Contexto

Há algum tempo, em nosso grupo no Telegram, existe um bot que recomenda o uso de front-ends livres quando o link de algum serviço proprietário é compartilhado. A ideia surgiu de um membro da comunidade, e rapidamente ganhou alguma tração, sendo então adotada.

Assim fomos apresentados ao linkchanbot, que higieniza links de plataformas devassas, substituindo-os por front-ends livres, leves e soltos comumente dotados de proxies. Uma combinação interessante, que pode inicialmente nos libertar de problemas primários, como coleta de dados e execução de código arbitrário (JavaScript).

Recentemente, entretanto, houve uma discussão sobre o comportamento do bot e sua potencial eficácia. Alguns argumentaram que o bot é invasivo e uma solução mantida por terceiros não realmente resolve o problema. Outros que delegar a escolha de uma instância não é saudável, tampouco conscientiza o usuário final.

Chegamos à conclusão que o ideal seria remover o bot e tomar uma postura mais didática. Como consequência, aqui estou escrevendo esse guia rápido.

Intervenção

O estado da web está escondido aos plenos olhos. A computação é empurrada ao cliente, a coleta de dados é irrestrita e, em termos práticos, a nossa liberdade e soberania são inexistentes. Front-ends livres são uma solução aos problemas primários da web, isto é, ainda somos reféns de serviços da GAFAM, mas podemos mitigar, na medida do possível, o que acontece em nossas pontas.

É importante salientar que são essas soluções paliativas. Delegar a terceiros a sua liberdade não é prudente, tampouco implica na redução da dominação por parte das Big Techs.

Definição

Os front-ends aqui citados são aplicações livres, embora não necessariamente na forma de serviços. A ideia é que qualquer um possa subir uma instância (servidor rodando a aplicação) e disponibilize o acesso a terceiros. Este artigo não se propõe a recomendar ou avaliar instâncias, isso cabe unica e exclusivamente a você.

Recomendação

Front-end Plataforma
Invidious 1 YouTube
Piped YouTube
Librarian LBRY / Odysee
Nitter Twitter
Teddit Reddit
Libreddit Reddit
Bibliogram Instagram

Uma ferramenta muito útil para usar tais front-ends é a extensão livre Redirector para navegadores baseados em Chromium e Firefox. Com ela é possível usar regras simples para redirecionar qualquer domínio.

Glossário

front-ends

Os ditos front-ends são a parte de um sistema com a qual interagimos diretamente.

GAFAM

Acrônimo para ‘Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft’. Agora que o Facebook se chama Meta e a Google pertence a Alphabet, não deveríamos usar ‘MAAAM’?

Notas

1 A combinação yt-dlp + mpv ainda é impecável (e serve pro LBRY também).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment