Debianópolis 2021

Debianópolis em festa

No dia 14 de agosto de 2021, o Projeto Debian lançará a nova versão estável da sua distribuição GNU/Linux, o Debian Bullseye. Na sequência, no dia 16 de agosto, também acontece o tradicional evento comemorativo do aniversário do projeto: o DebianDay.

Observando a proximidade das datas, que vão de um sábado a uma segunda-feira, as comunidades do Curso GNU (do professor Kretcheu) e debxp decidiram fazer três dias seguidos de festa com várias atividades em torno dos dois eventos.

O Debian é Livre!

O tema proposto como linha guia para as palestras e discussões que acontecerão durante os festejos será: o Debian é Livre, com o qual pretendemos refletir sobre o que é a liberdade de computação, o que são as diretrizes para distribuição de sistemas livres (FSDG), da Free Software Foudation, as diretrizes Debian sobre Software Livre (DFSG) e o que é Software Livre.

Por que "Debianópolis"?

A rigor, o registro desse tipo de celebração na wiki do Projeto Debian é feito em nome de uma cidade, mas nós acreditamos que este paradigma morreu para sempre.

Hoje, as comunidades de utilizadores, entusiastas e desenvolvedores atuam muito mais no suporte e trazendo novos utilizadores através de suas mídias sociais e grupos em mensageiros instantâneos, o que transcende os limites de municípios e até nacionalidades! Some a isso a particularidade que vivemos atualmente com a pandemia e você verá que não faria o menor sentido nós registrarmos o evento em nome de uma única cidade:

Portanto, em nome desta nova realidade cosmopolitana, nós decidimos criar uma cidade brasileira virtual, sem fronteiras de estados, chamada "Debianópolis". Assim, onde quer que você esteja no mundo, você é um cidadão de Debianópolis, Brasil!

Atividades

Para comemorar os dois eventos, nós programamos três dias de atividades envolvendo:

  • Palestras online com convidados;
  • Palestras relâmpago com a comunidade;
  • Parlatório;
  • Festival de atualização e instalação;
  • Laboratório de conversões e reparos.

Programação

Todos os horários são UTC-3!

Sábado, 14 de agosto de 2021

Tema/Atividade Horário Palestrantes Descrição
Abertura 14:00 Blau e Kretcheu Abertura dos festejos
Territórios Digitais Livres 14:30 Casa de Cultura Tainã Recompilando o kernel da alma.
Venha conhecer os objetivos e as práticas da Rota dos Baobás, que busca identificar e mapear saberes tradicionais comunitários e desenvolver ações colaborativas para o desenvolvimento de tecnologias sociais que contribuam com a promoção do desenvolvimento local das comunidades envolvidas na Rede Mocambos.
Debian Package Tracker 15:30 João Eriberto Mota Filho Todo usuário deveria conhecer o Tracker.
FAQ Debian 16:30 Paulo Kretcheu Desmistificando o Debian
O professor de Debianópolis 17:30 Ramon Mulin Trabalhando com softwares livres nas escolas.
O objetivo desta palestra/laboratório é demonstrar na prática o trabalho real de um professor apenas com softwares livres.
O Debian é Livre! 18:30 Blau Araujo Vamos refletir juntos sobre o que é a liberdade de computação, o que são as diretrizes para distribuição de sistemas livres (FSDG), da Free Software Foudation, as diretrizes Debian sobre Software Livre (DFSG) e o que é Software Livre.
Intercooperativas 19:30 Lívia Gouvea Cooperativismo em rede
Reflexões sobre como fomentar a criação de novas cooperativas com a ideia de formar uma federação capaz de fortalecer a rede através da intercooperacão.
Palestras Relâmpago 20:30 Membros da comunidade O link do Jitsi será divulgado ao final da palestra anterior para que todos que desejarem participem. Cada participante inscrito falará por 5 minutos sobre o tema que quiser, desde que seja em torno do Debian.
  • As transmissões ao vivo também poderão ser assistidas pelo seu player livre favorito ou pelo site da comunidade debxp: https://debxp.org/lives
  • Para interagir conosco durante as transmissões, utilize o chat do Youtube ou, se preferir, entre na sala #debianopolis2021 no servidor IRC Libera Chat.
  • Acesso web ao IRC: https://web.libera.chat/#debianopolis2021

Domingo, 15 de agosto de 2021

Este evento não será transmitido!

A partir das 14h, será aberta uma sala de triagem no Jitsi para suporte e acompanhamento de atualizações para a versão estável do Debian, novas instalações e até de migrações para quem vem de outras distribuições.

Dependendo do tipo de intervenção necessária e da quantidade de participantes, novas salas serão abertas para um acompanhamento mais adequado.

Em paralelo, será divulgada uma sala no IRC que concentrará e coordenará a comunicação entre todas as salas abertas.

Segunda, 16 de agosto de 2021

Às 20h, na Live de Segunda, nós faremos um parlatório para discutirmos o Projeto Debian, a comunidade, o lançamento do Bullseye, o que esperar das versões anteriores e posteriores, os resultados do fim de semana e, principalmente, o tema proposto para esta celebração:

O Debian é livre!

Divulgação